segunda-feira, 20 de junho de 2016

Simulado 9ª CORPDEC - Foz do Iguaçu

A 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Foz do Iguaçu) através dos Supervisores da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER, realizaram no dia 18 de junho de 2016 das 9h30 as 11h30 o simulado previsto para o 1° semestre de 2016.

O exercício teve como tema "Queda de Torre de Alta Tensão próximo a área habitada", localizada próximo a Av. Garibaldi com a Rua Eng. Augusto Araujo - Bairro Cidade Nova, demarcada como IPU-50Hz – F12 – L12 localizada nas coordenadas 2527.83S 05433.46W.

Foi instalado pontos de comunicação via rádio em locais de ação conjunta com órgãos de segurança, a fim de auxiliar nas comunicações de emergência, montagem de estações móveis/portáteis localmente mantendo vigilância comunicativa com a central de operações. Também houve a plotagem em APRS (“Automatic Packet Reporting System”) produzindo rastreamento e monitorados na Sede Central da REER em Curitiba. Operaram ainda, através de Echolink Voip mantendo via internet comunicação “on line” para auxílio as comunicações locais e monitoramento através de link rádio em Curitiba. Também em HF (“High Frequency”) 40 metros frequência 7.099,5 Mhz LSB (“Low Single Band”) para contatos pontuais em longa distância.


A Supervisão Regional utilizou dos repetidores de comunicações em VHF/FM do CRAFI - Clube de Radioamadores de Foz do Iguaçu, nas frequências de PY5IGU 146.970 MHz offset -600 sub tom 88.5 e PY5FOZ 145.210 Mhz offset-600 sub tom 88.5 e também na frequência direta em 146.450 Mhz.














































3 comentários:

  1. Essa é uma das notícias mais legais que vejo. Fiquei muito feliz quando ouvi o pessoal em 7068 KHz....muito bom. Parabéns.

    Grande abraço aqui de Campo Grande/MS e parabéns a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Otavio. A Defesa Civil está procurando aproximar mais os radioamadores e planejando desenvolver atividades na normalidade para manterem capacitados e treinados para eventos adversos.

      Está regional conseguiu realizar um simulado bastante interativo com os demais órgãos realmente trabalhando uma situação que pode ocorrer no município.

      Agradecemos pelo comentário e estar acompanhando as notícias.

      Excluir
  2. Fraterno abraço a todos e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir