quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"A Defesa Civil do Estado do Paraná e o Radioamadorismo."

Consoante o bem delineado programa de prevenção implantado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC, a Direção do Grêmio de Radioamadores da Rodada Trem das Onze - Gestão 1996-1998, exultante, solicitou credenciamento na mesma para auxiliá-la.

O Grêmio como coordenador das ações de rádio e eventos sociais da Rodada Trem das Onze, sendo uma associação civil sem fins lucrativos e puramente participativa em radioamadorismo, a exemplo dessa que vem desde 1981 aprimorando-se na finalidade de atendimento de emergência, utiliza-se das facilidades dos contatos via rádio através de sua Estação PY5RTO (também das Estações de pessoas físicas atuantes na faixa dos 40 metros) para transmitir informações necessárias e urgentes.

A Defesa Civil que já estava organizando junto à sociedade paranaense o Conselho de Entidades Não Governamentais - CENG, aprovando a solicitação de credenciamento que lhe fez o Grêmio de Radioamadores da Rodada Trem das Onze, acolheu-o como legítimo parceiro para aquele atendimento.

Celebrou-se um convênio de parceria no qual os radioamadores participantes da Rodada Trem das Onze e outros espontaneamente, auxiliaram as autoridades constituídas aproveitando-se da sua vocação, destreza operacional de rádio e prerrogativas de habilitados para atuar na faixa de 40 metros e, outras, quando solicitamos.

Na decorrência de três anos e dois meses, a Coordenação de Defesa Civil do Grêmio apresentou para esse órgão do Governo do Estado, alguns trabalhos do destaque de radioamadorismo, entre eles em 13 de novembro de 1996 uma "Norma Operacional". No dia 29 de maio de 2000, apresentou uma nova "Norma Para Atuação em Emergências" que fora devidamente aprovada pela CEDEC.


Saiba mais: http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário